Yin Yoga e o Outono
- imyogaterapias
- 18 de out. de 2022
- 1 min de leitura
‘A coragem vive nos nossos pulmões’.
A energia metal representa o Outono, estação de balanço, reflexão e início de recolhimento.
Associado aos pulmões e intestino grosso, o metal está relacionado com a escolha entre o que inspiramos – ingerimos – concedemos espaço em nós e o que expiramos – libertamos – gera espaço em nós. O metal regula a respiração e também funciona como o nosso ‘escudo protetor’, pelo que é o elemento associado à imunidade, tal como à capacidade de organização, precisão e de estabelecer limites saudáveis.
Esta altura do ano coloca-nos perante a transição inevitável entre o calor e extroversão do Verão e as noites mais frescas e longas do Outono. A Natureza inicia o seu processo de conservação de energia e descanso e nós somos convidados a fazer o mesmo. À medida que as folhas das árvores se entregam ao chão, somos recordados da beleza que é deixar ir também aquilo que já cumpriu o seu papel e está pronto para a próxima etapa do seu ciclo de vida, morte e renascimento.
Muitas vezes, tristeza e nostalgia são emoções que predominam nesta estação. O metal está ainda associado à dança contínua entre mudança, amor, luto e perda. Uma dança preciosa, vital e necessária, mas igualmente difícil e intensa.
Perante estes momentos, resgatamos a coragem que nos habita para voltar a respirar fundo e (re)aprender a confiar no mistério da vida.
Comments