Rituais I'M: (auto)massagem ayurvédica
- imyogaterapias
- 26 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2021
O Ayurveda é umas das ciências médicas mais antigas de que se tem conhecimento e adota uma abordagem integrada da vida e do conceito de saúde, que envolve corpo, mente e emoções, assim como os efeitos das estações do ano, da idade, das relações e do meio ambiente de cada pessoa. Cuidar da nossa energia, da qualidade do que pensamos e do que sentimos também é cuidar da nossa saúde. Nos tempos que vivemos somos desafiados a refletir acerca de como nos fomos distanciando, individual e coletivamente, dos biorritmos naturais, acabando por afunilar o conceito de saúde à ausência de doença.
A Natureza é o nosso melhor guia e o Ayurveda, através da sua sabedoria tão simples como completa, e da sua aplicabilidade, relembra-nos disso. É neste contexto que surgem rituais – diários e sazonais – que ajudam a purificar o corpo e a mente, potenciando a nossa vitalidade, imunidade e equilíbrio.

No Ayurveda a rotina diária tem o nome de dinacharya e vai desde a hora ideal para acordar até a um ritual noturno que beneficia um sono tranquilo e reparador. A rotina diária ajusta-se, nomeadamente, consoante a estação do ano. O Inverno é frio, húmido e pesado, onde predominam os elementos Água e Terra, pelo que somos convidados a adotar uma rotina que pacifique as manifestações típicas desta estação: fadiga, confusão mental, problemas digestivos, dores e constipações persistentes. Este é o tempo em que a Natureza se prepara para recolher, armazenar, nutrir e fortalecer e nos convida a fazer o mesmo.
Uma das sugestões da rotina diária nesta estação é a automassagem com óleo (abhyanga). Na Índia esta massagem não é considerada um luxo ou apenas usada em contexto clínico como terapia auxiliar. Na maioria dos lares indianos a automassagem faz parte da rotina diária de saúde e higiene pessoal e os bebés recebem massagem desde o dia em que nascem!

R I T U A L DE A U T O M A S S A G E M
Idealmente, a automassagem deve ser feita todos os dias, após o exercício físico e antes do banho, como parte da rotina matinal. 20 minutos são suficientes.
1. Começa por aquecer ligeiramente um pouco de óleo de sésamo (até ficar morno).
2. Massaja todas as partes do corpo e em todas as direções, com as seguintes exceções:
- a massagem na zona abdominal deve seguir o sentido dos ponteiros do relógio, ajudando a promover a regularidade do intestino;
- na região lombar massaja essencialmente no sentido descendente, ajudando a pacificar o dosha Vata (num próximo artigo falaremos melhor sobre os doshas!).
3. Podes começar nos pés e terminar na cabeça.
4. No fim, toma um duche quente e aplica sabão apenas nas zonas que considerares indispensáveis. Se possível, evita passar com o sabão em todo o corpo ('em cima' do óleo). No fim deves sentir uma fina camada de óleo na pele.
5. Se sentires, acende uma vela ou coloca uma música do teu gosto!
E lembra-te: não subestimes o poder de rituais simples!
Opmerkingen