top of page
Buscar

Energia do mês de Outubro

  • imyogaterapias
  • 30 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

A chegada de Outubro e com ele a intensificação da energia do Outono ilumina a necessidade de abrandar o ritmo e acalmar tudo o que externa e internamente se agitou com o verão. Surge a vontade de recolhimento e de rendição, para que possas voltar a suavizar os ritmos, as rotinas e o fluir dos dias.


Este mês é-te pedido que voltes a redirecionar o teu foco para o que te é mais próximo, para o teu lar, para a tua família e para ti. Podes sentir um impulso de harmonizar, cuidar e suprimir as necessidades dos que te rodeiam. Ver feliz quem amas traz-te felicidade!


No entanto, Outubro também te pede equilíbrio. Equilíbrio entre o outro e o tu. Dar ao outro na mesma medida em que dás a ti. Fazer ao outro da mesma forma que fazes para ti. Perceber que o bem-estar do outro só é pleno quando o teu também existe.


Nem sempre este equilíbrio é fácil de alcançar. Muitas vezes apercebes-te que, no ato de dar ao outro, pouco ou nada sobra para ti. Por isso, trazer o foco mais para ti vai abrir-te a uma entrega mais presente e vai proporcionar-te uma maior realização quando cuidas de alguém. Então, a proposta que surge é: como é que o teu autocuidado te pode ajudar no cuidar do outro?


As formas de autocuidado que podes adotar não têm que ser complexas nem muito exigentes e podem ser tão simples como (entre tantas outras):

- pela manhã, antes da entrada no ritmo das rotinas diárias, fica um pouco à janela a observar o despertar do dia lá fora e usa essa energia como inspiração para o teu dia;

- ao longo do dia, a qualquer momento, faz uma breve pausa para fechar os olhos e observar as sensações do teu corpo, acompanhando essa observação com uma respiração consciente e fluida;

- à noite, antes de adormecer, faz uma introspeção dos momentos do dia usando também a respiração como forma de libertação de todas as tensões físicas e mentais que foram acumuladas. No final agradece, agradece a todos e por tudo, mas principalmente a ti, por te teres permitido fluir com a vida por mais um dia.


Feliz mês de Outubro!



 
 
 

コメント


bottom of page