AYURVEDA & OS 5 ELEMENTOS
- imyogaterapias
- 4 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Ayurveda é uma palavra em sânscrito que se decompõe em:
ayus - que significa Vida
veda - que significa Conhecimento, Sabedoria ou Ciência
Traduzida como 'Ciência da Vida', é uma das medicinas mais antigas de que temos conhecimento e, apesar de também incorporar uma vertente curativa (reversão de um estado de doença), o seu grande foco vai para a vertente preventiva (manutenção e promoção do estado de saúde através da alimentação, yoga, plantas medicinais, terapias corporais e, acima de tudo, um estilo de vida e rotinas diárias e sazonais).
Apesar de ter surgido na Índia, esta é uma medicina universal, aplicável a qualquer pessoa e parte do mundo. O Ayurveda apresenta um conhecimento intemporal, com imensos benefícios para as nossas vidas e sociedade atuais.
A visão do Ayurveda inclui uma perspetiva integrada do ser humano mas também do seu meio envolvente, partindo do pressuposto que tudo é composto pelos 5 elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. No equilíbrio destes elementos reside uma vida saudável, harmoniosa e feliz. Nada existiria sem a presença e dança contínua entre estes 5 elementos presentes em toda a Natureza.
Estes elementos combinam-se de forma única e estão na origem na Teoria Tridosha (que deixaremos para um próximo post!!). Cada elemento incluiu o(s) anterior(es) e aumenta em densidade.
Espaço - o mais subtil dos elementos, aporta a noção de vazio e silêncio. É expansivo, subtil, leve, infinito, eterno. Espaço a partir do qual todos os restantes elementos se manifestam e interagem. No corpo, por exemplo, está presente nas cavidades abertas presentes no coração, abdómen, boca e narinas.
Ar - o ar que respiramos desde os primórdios do tempo e que sustém toda a nossa existência. Leve, móvel e seco, como o vento. No nosso corpo é responsável por toda a energia do movimento, físico e mental, regulando, por exemplo, funções musculares, respiração e circulação sanguínea.
Fogo - este é o elemento que contém a energia para transformar, digerir, absorver e assimilar. É a luz que ilumina, que revela, que transmuta e que nos eleva. No nosso corpo está, por exemplo, ligado à digestão e assimilação, não só de alimentos, mas também de pensamentos e emoções.
Água - nós somos maioritariamente compostos por água. A água representa toda liquidez que flui pelo corpo e a sua capacidade de transporte permite a circulação de nutrientes e a remoção de toxinas do nosso corpo. A água aporta a capacidade de nutrição, frescura, calma, purificação, fluidez e conectividade.
Terra - as estruturas sólidas e estáveis do nosso corpo derivam do elemento Terra, como os ossos, dentes, tendões, músculos, órgãos, etc. É o elemento mais denso e pesado, que nos confere estrutura, estabilidade, segurança, enraizamento, força e resiliência.
Comments